á Noticias da Hora

Comerciários realizam ato na Piedade; convenção coletiva é discutida nesta quinta

Nesta terça, a ação foi no Center Lapa | Foto: Sindicato dos Comerciários
O Sindicato dos Comerciários de Salvador realizou na manhã desta quarta-feira (13) uma ação de ocupação dentro do Shopping Piedade, para pressionar a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho deste ano. Segundo o presidente da entidade, Jaelson Dourado, o grupo realizou uma caminhada pela Avenida Sete de Setembro, entrando no estabelecimento em seguida. No shopping, os profissionais percorreram os corredores para convocar os funcionários das lojas para aderir ao movimento. “Nós temos feito várias manifestações em vários shoppings da cidade. Nossa data-base é em março e a única proposta é de 8% sem retroativo”, afirma Dourado. O dirigente sindical afirma que uma ação semelhante será realizada em outro shopping de Salvador nesta quinta-feira (14). O tema será discutido nesta quinta às 15h com os empresários, em reunião na sede do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado (Sindilojas). “Até o momento essa é a posição do comercio. Os lojistas estão enfrentando dificuldade extrema que o mercado está apresentando”, afirma o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, citando a queda de 17% nas vendas de maio em relação ao mesmo mês no ano passado. “E eles querem com retroatividade, isso cria um duplo passivo para as empresas: pagar as diferenças salariais e as rescisões do período que estão com ressalvas. Deixa mais vulnerável o emprego de quem está empregado e a sobrevivência das empresas”, argumenta.
Governo decide não patrocinar festas de abertura e encerramento do Rio 2016

O governo federal não vai patrocinar a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O comitê responsável pela competição tentou negociar recursos públicos para bancar as festas de abertura e encerramento do evento, mas não houve argumento que justificasse o gasto público. De acordo com o site da revista Exame, o Comitê Rio-2016 tenta agora fechar acordos para fornecimento de energia para a Vila Olímpica e locais de competição e fornecimento de gasolina para os quatro mil carros usados no evento. Os organizadores do evento tentam agora patrocínio de empresas como a Petrobras. A festa de abertura da Olimpíada está orçada em R$ 280 milhões.
Substância derivada da romã tem propriedades antienvelhecimento, diz estudo

Foto: Divulgação
Pesquisadores descobriram que uma substância derivada da romã tem propriedades potenciais de antienvelhecimento. Resultados de testes com camundongos mostraram um aumento médio de 42% na resistência dos animais para correr após a aplicação da substância urolithin A. A coluna Saúde também destaca que 17 mil médicos brasileiros formados no exterior não têm diploma reconhecido e que Salvador recebe a 19ª edição do Hepatologia do Milênio, evento que discute evolução para cura da hepatite C, com diagnóstico precoce como desafio. 
A corrupção desenfreada no Congresso

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Não há nenhuma novidade que boa parte dos políticos integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado tem problemas na esfera judicial, respondendo a processos que não dão em nada por terem fórum privilegiado. Na disputa que ocorre nesta quarta-feira (13) para a presidência da Câmara, alguns dos candidatos respondem a processo, mas passam ao largo de qualquer punição. De tal forma que, num apelo (foi esse o sentido) feito por Eduardo Cunha na tarde desta terça-feira, numa espécie de aviso aos navegantes, bradou: “Hoje sou eu, amanhã é vocês”. Cunha sabe perfeitamente que perderá o mandato parlamentar, por cassação, o que não é o caso dos demais deputados, a não ser em relação aos corruptos, tal como ele.  Como nem todos são corruptos visto que dizimaria o sistema democrático, melhor ficar como está no início deste texto quando anotado “boa parte dos políticos”. No entanto, não foi desta forma que a Uol, ao divulgar hoje uma pesquisa, anotou como “mais da metade” dos líderes de bancadas no Congresso (Câmara e Senado) têm  fichas sujas, incluindo tentativa de homicídio – é o caso do líder do governo Temer, André Moura, de Sergipe, que responde a três processos -, além de outros líderes enrolados em corrupção e formação de quadrilha. Um dos candidatos à presidência da Câmara, Rogério Rosso (PSD-DF), com auréola de favoritos, por sinal, teria um vídeo gravado, de acordo com o deputado Federal Alberto Fraga (DEM-DF). O vídeo seria da época do chamado “Mensalão do DEM”. Os políticos, portanto, passam batido no quesito corrupção e pouquíssimos estão respondendo a processo, em consequência do tal fórum privilegiado. Espera-se que nas eleições de 2018 grande parte seja varrida, porque há uma mudança visível na República. Só passou a acontecer depois da Operação Lava-Jato quando a República ganhou novos contornos. É o que se espera.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s