Esporte

Euller minimiza gramado sintético no duelo contra o Atlético-PR: 'Não vai atrapalhar'

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O gramado sintético da Arena da Baixada poderá ser um dos obstáculos do Vitória na partida diante do Atlético-PR, domingo (17), às 16h, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, se depender do lateral-esquerdo Euller, a adaptação será tranquila.

“O gramado sintético deixa o jogo muito mais rápido, dinâmico. A bola corre mais. Temos que procurar nos adaptar a isso para fazer uma grande partida lá. Tenho certeza que esse fato não vai atrapalhar nossa equipe durante os noventa minutos”, disse o lateral, em entrevista ao Bahia Notícias.

Para se adaptar ao gramado da Arena da Baixada, o técnico Vagner Mancini irá realizar três treinos no campo sintético do CT Manoel Pontes Tanajura. O primeiro será na tarde desta quarta (13).

Com 18 pontos, o Vitória ocupa a 12ª colocação, enquanto o Atlético-PR tem 23 e aparece na quinta posição.

Quarta, 13 de Julho de 2016 – 12:06

Novo contrato de Hernane aparece no BID e atacante fica apto para enfrentar o Sampaio

por Ulisses Gama

Novo contrato de Hernane aparece no BID e atacante fica apto para enfrentar o Sampaio

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Com contrato renovado até o ano de 2018, o atacante Hernane Brocador está apto para enfrentar o Sampaio Corrêa, na próxima sexta-feira (15), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. No final da manhã desta quarta-feira (13), o jogador teve o seu novo vínculo publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Artilheiro do Esquadrão na temporada, Hernane foi um dos 20 jogadores relacionados para a partida contra o time do Maranhão (clique aqui e veja a lista). 

Hernane no BID da CBF | Foto: Reprodução / CBF

Governo decide não patrocinar festas de abertura e encerramento do Rio 2016

Foto: Divulgação
O governo federal não vai patrocinar a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O comitê responsável pela competição tentou negociar recursos públicos para bancar as festas de abertura e encerramento do evento, mas não houve argumento que justificasse o gasto público. De acordo com o site da revista Exame, o Comitê Rio-2016 tenta agora fechar acordos para fornecimento de energia para a Vila Olímpica e locais de competição e fornecimento de gasolina para os quatro mil carros usados no evento. Os organizadores do evento tentam agora patrocínio de empresas como a Petrobras. A festa de abertura da Olimpíada está orçada em R$ 280 milhões.
Quarta, 13 de Julho de 2016 – 11:57

Luiz Antônio chega em Salvador e diz: ‘Ansioso para o novo desafio no Bahia’

por Ulisses Gama

Luiz Antônio chega em Salvador e diz: 'Ansioso para o novo desafio no Bahia'

Foto: Reprodução / Twitter
Novo reforço do Bahia para a sequência da temporada, o volante Luiz Antônio desembarcou na manhã desta quarta-feira (13) em Salvador para assinar contrato e ser oficialmente anunciado pelo clube. Através do Twitter, o jogador relatou a sua chegada na Bahia e disse estar ansioso pela empreitada no Esquadrão. “Acabo de desembarcar em Salvador. Ansioso para o novo desafio no @ECBahia!”, escreveu. A tendência é que o jogador seja oficializado pelo Bahia ainda nesta quarta. O atleta, que chega por empréstimo do Flamengo, atuou no Sport Recife nesta temporada. No clube pernambucano, entrou em 14 partidas e marcou dois gols.

Quarta, 13 de Julho de 2016 – 11:55

Guto Ferreira relaciona 20 jogadores para duelo contra o Sampaio Corrêa

por Ulisses Gama

Guto Ferreira relaciona 20 jogadores para duelo contra o Sampaio Corrêa

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Após o treinamento da manhã desta quarta-feira (13), o técnico Guto Ferreira definiu os jogadores relacionados para o duelo contra o Sampaio Corrêa, na próxima sexta-feira (15), pela 16ª rodada da Série B.
Entre os 20 jogadores escolhidos, a maior novidade fica por conta do meia Régis, recuperado de um estiramento na coxa. Na listagem, três jogadores da divisão de base do tricolor apareceram na relação: o goleiro Felipe, o lateral Marlon e o atacante Luan.
Recuperado de uma fissura no tórax, o goleiro Marcelo Lomba se encontra em processo de recondicionamento físico e segue de fora. Confira a lista de relacionados:
Goleiros: Felipe e Jean
Laterais: João Paulo, Marlon, Moisés e Tinga
Zagueiros: Eder, Jackson e Lucas Fonseca
Meio-campistas: Feijão, Gustavo Blanco, Juninho, Paulo Roberto, Régis e Renato Cajá
Atacantes: Edigar Junio, Hernane, Luan, Luisinho e Zé Roberto
Quarta, 13 de Julho de 2016 – 11:45

De volta a Salvador, Bahia realiza treino tático no Fazendão

por Ulisses Gama

De volta a Salvador, Bahia realiza treino tático no Fazendão

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
De volta para Salvador após um período de cinco dias de treinamento em Porto Seguro, o elenco do Bahia treinou na manhã desta quarta-feira (13), no Fazendão, de olho no duelo contra o Sampaio Corrêa, na próxima sexta-feira (15), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Em campo, o técnico Guto Ferreira comandou um trabalho tático e montou a provável equipe que entra em campo diante do time do Maranhão. A tendência é de que a formação seja a seguinte: Jean; Tinga, Jackson, Lucas Fonseca e João Paulo; Feijão, Juninho, Renato Cajá, Luisinho e Edigar Junio; Hernane Brocador.
Posteriormente, os atletas tricolores passaram por um trabalho de bolas paradas. Faltas laterais e escanteio foram repetidamente simulados.
Marcelo Lomba, que se recupera de uma fissura em um osso do tórax, desceu para o gramado e trabalhou de forma separada com o treinador Thiago Mehl.
Após o treino, o grupo foi liberado e se reapresenta no turno da tarde, quando a equipe segue viagem para São Luís. Na próxima quinta-feira (14), na capital maranhense, o elenco encerra a preparação.
Quarta, 13 de Julho de 2016 – 11:30

Thiago Monteiro volta a perder para Cuevas e está fora do Torneio de Hamburgo

por Estadão Conteúdo

Thiago Monteiro volta a perder para Cuevas e está fora do Torneio de Hamburgo

Foto: Divulgação/DGW
O brasileiro Thiago Monteiro voltou a sofrer uma derrota para Pablo Cuevas. Nesta quarta-feira, o número 123 do mundo foi eliminado nas oitavas de final do Torneio de Hamburgo ao perder para o uruguaio, o 24º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1 hora e 17 minutos.

Antes de jogar com Cuevas, Thiago Monteiro havia disputado outras três partidas em Hamburgo, sendo duas pelo qualifying. O brasileiro conseguiu “furar” o classificatório para disputar o seu terceiro torneio do circuito mundial do tênis, sendo o segundo o ATP 500 e o primeiro fora do País.

Em todos os três – os outros foram o Brasil Open e o Rio Open -, Thiago Monteiro teve o mesmo algoz: Cuevas. Nesta quarta, em novo reencontro com o uruguaio, o brasileiro não conseguiu aproveitar o único break point que teve no primeiro set e perdeu o seu saque duas vezes, sendo batido por 6/2.

No segundo set, Monteiro nem conseguiu ameaçar o serviço de Cuevas. Mais confortável em quadra, o uruguaio aproveitou dois de cinco break points para aplicar 6/3 e se garantir nas quartas de final do Torneio de Hamburgo, disputado em quadras de saibro.

O próximo adversário de Cuevas vai sair do duelo entre o espanhol Nicolás Almagro e o francês Paul-Henri Mathieu. Já o brasileiro agora vai seguir para a Áustria, onde participará do qualifying do Torneio de Kitzbühel.

Também nesta quarta-feira em Hamburgo, Renzo Oliva (153º) se deu melhor no duelo argentino ao superar Maximo Gonzalez (142º) por 6/3 e 6/4, também se garantindo nas quartas de final do ATP 500 alemão.

Quarta, 13 de Julho de 2016 – 11:00

Cortada da seleção olímpica, Mari Paraíba agradece por antes ter servido de opção

por Estadão Conteúdo

Cortada da seleção olímpica, Mari Paraíba agradece por antes ter servido de opção

Foto: Divulgação/ CBV
Mari Paraíba foi cortada do grupo da seleção brasileira feminina de vôlei que irá aos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. Campeã do Grand Prix no último domingo, quando o Brasil bateu os Estados Unidos por 3 sets a 2 na decisão, em Bangcoc, na Tailândia, a jogadora não chegou a entrar em quadra na fase final da competição.

A ponteira já era tida como uma opção de emergência para o técnico José Roberto Guimarães, que acabou definindo Natália, Jaqueline, Fernanda Garay e Gabi como jogadoras desta posição para a Olimpíada.

Quando fez uma convocação inicial de 19 jogadoras para a seleção, no último dia 4 de abril, o treinador já havia adiantado que Mari foi chamada principalmente por causa da incerteza sobre a situação de Jaqueline, que então se recuperava de um problema pulmonar. A jogadora, porém, provou estar bem ao brilhar na campanha do título do Grand Prix e assegurou vaga no Rio-2016.

Ao comentar o seu corte da seleção, confirmado na noite da última terça-feira, Mari Paraíba mostrou que já estava preparada para o mesmo e agradeceu por ter sido ao menos chamada anteriormente como uma alternativa para compor o time olímpico, que ainda não foi totalmente definido e será formado por 12 jogadoras.

“Aprendi a conviver com tudo que o esporte e a vida de atleta me reservam, inclusive com as notícias, que às vezes não são as melhores, mas que me trazem sempre o sentimento de gratidão.. Hoje volto da seleção com a notícia do meu corte para as Olimpíadas, mas sinto meu coração em paz e grato por saber que, mesmo não indo, me sinto parte de tudo isso, e vou torcer com a mesma intensidade que entro em quadra para que o Brasil chegue ao lugar mais alto do pódio”, escreveu Mari Paraíba, por meio de uma publicação em sua página no Instagram.

Em seguida, ela completou: “Diante disso, só tenho a agradecer. Obrigada à todas as meninas da seleção, minhas companheiras de equipe, viagens, treinos, risadas, angústias, que compartilharam comigo de forma tão intensa esses momentos mais do que valiosos… Além delas, meu agradecimento especial à toda a comissão técnica, que confiou em mim e me escolheu como opção para representar o país e o esporte brasileiro nesse tempo. Foram momentos preciosos de grande aprendizado e conquistas especiais. Desejo toda sorte do mundo a todos(as) e Que Deus possa abençoar nosso Brasil com mais esse ouro olímpico”.

Já no início da postagem que fez na rede social para comentar o seu corte, a ponteira festejou o título do Grand Prix, da qual o Brasil é o maior vencedor e conquistou o seu 11º troféu de campeão. O feito deu ainda mais moral para as atuais bicampeãs olímpicas, que irão buscar um histórico tricampeonato no Rio.

“Saquarema, treinos, casa, Saquarema, treinos, viagem, Grand Prix, China, Turquia, Tailândia, treinos, treinos, convívio, jogos, decisão. Ufa! E enfim o ouro que trago de volta com o maior orgulho. Orgulho por poder representar a minha nação, dedicando meu tempo ao que mais amo, que é o vôlei. Todo esforço, desgaste, saudade e nossas renúncias valem a pena diante da alegria que é conquistar o primeiro lugar com a seleção brasileira”, comemorou Mari Paraíba.

Outro corte da seleção feminina confirmado na última terça-feira foi o da levantadora Naiane. Esse corte, porém, já era certo, pois a jovem jogadora de 22 anos só estava integrando o grupo do time nacional para ganhar experiência visando o próximo ciclo olímpico.

O Brasil fará a sua estreia no vôlei feminino da Olimpíada do Rio no dia 6 de agosto, contra Camarões, às 15 horas, para depois pegar Argentina (8), Japão (10), Coreia do Sul (12) e Rússia (14) em confrontos válidos pelo Grupo A.

Futebol americano: Técnico do Vitória prevê Brasileiro bastante disputado

Foto: Francisco Galvão / Vitória
A estreia do Vitória na Superliga Nacional de Futebol Americano neste sábado (14), contra o América Bulls-RN, às 16h, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas.  O técnico Kevin Hunstsman espera um campeonato bastante disputado.

“Sem dúvidas este é o campeonato mais difícil e melhor organizado da história do futebol americano no Brasil. Os campeões do ano de 2015 [ João Pessoa Espectros e Timbó Rex] já estrearam com derrota em 2016, mostrando que a disputa pelo titulo nacional está em aberto”, afirmou.

O certame reúne 31 clubes de 17 estados, divididos em quatro conferências, com dois grupos em cada. O time Rubro-negro integra a chave B do Nordeste ao lado de João Pessoa Espectros-PB, Recife Mariners-PE, Sergipe Redentores-SE.

A Superliga Nacional foi unificada entre os times que disputavam o torneio anterior da confederação e o Touchdown, competição que deixou de existir em março e era dirigida por Luís Cláudio da Silva (leia aqui), filho de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República.

Quarta, 13 de Julho de 2016 – 10:15

Diário de Porto 2: ‘Terra mãe do carinho’

por Ulisses Gama, de Porto Seguro

Diário de Porto 2: 'Terra mãe do carinho'

Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Sem sombra de dúvida, a intertemporada do Bahia na cidade de Porto Seguro ficou marcada pelo carinho dos torcedores locais. Algo que de início me surpreendeu, até porque a fase no Campeonato Brasileiro da Série B não é das melhores e esse grupo deixou Salvador sob muito protesto.
Logo no meu primeiro dia de cobertura, me deparei com crianças ansiosas para ver Hernane Brocador. Apesar dos portões fechados, alguns não arredavam o pé dos portões, outros ficavam em cima do muro e os mais ousados até invadiram o estádio municipal para ficar perto dos ídolos. Foi assim durante todos os dias de trabalho.
Nos treinos de portões abertos, uma verdadeira festa. Os jogadores retribuiram com presentes, sorrisos e fotos. Não deixaram de atender os fãs em momento nenhum. Na despedida do Bahia, Guto Ferreira foi a atração principal.
Assim que o treinamento se encerrou, o técnico foi em direção ao público, conversou com todos e até saiu para a arquibancada. A ação encantou o povo. Logo depois, veio a pacífica invasão ao gramado. Muitos partiram em direção ao técnico, que não hesitou em autografar e registrar fotos. Em um desses momentos, um torcedor pediu: “Guto, posso tocar na sua barriga?”. Todos riram.
Visivelmente emocionado com o carinho da torcida da “Terra do Descobrimento”, Guto fez um comentário para este repórter. “Agora é pedir para Deus que dê tudo certo”, disse.
Outro contente com a intertemporada foi o presidente Marcelo Sant’Ana. “A gente conseguiu treinar com intensidade maior e tendo esse contato com a torcida tricolor de Porto Seguro. Isso ajuda na auto-estima de jogadores. Estamos em um momento de necessidade de reação dentro da Série B e temos a expectativa de ter uma arrancada nesses quatro jogos para buscar o nosso objetivo. A gente sai daqui com energia positiva”, disse, ao Bahia Notícias.
Acompanho o Bahia como setorista desde outubro do ano passado. Saio da cidade com uma impressão positiva sobre o trabalho realizado. Percebi um grupo mais tranquilo e com mais vontade nos trabalhos. Creio que pode sim ter uma melhora, mas como ressaltei no último diário, contratações são necessárias.
Aproveito o espaço para agradecer aos leitores que me seguiram e me apoiaram nesta jornada. Agradeço também ao Bahia Notícias pela oportunidade. Até a próxima!
Quarta, 13 de Julho de 2016 – 10:00

Após desistir do Rio, golfista faz pouco caso: ‘Só verei pela TV o que importa’

por Estadão Conteúdo

Após desistir do Rio, golfista faz pouco caso: 'Só verei pela TV o que importa'

Foto: Divulgação
Número 4 do ranking mundial e um dos maiores nomes do golfe na atualidade, o norte-irlandês Rory McIlroy deixou claro o grau de preocupação dos golfistas com os Jogos Olímpicos do Rio. Em entrevista coletiva antes do início da 145.ª edição do Aberto Britânico, ele disse que desistir de participar do Rio-2016 não foi uma decisão difícil.

“Estou muito feliz com a decisão que eu tomei e não tenho nenhum arrependimento sobre isso. Eu provavelmente vou ver a Olimpíada, mas não tenho certeza se o golfe vai ser um dos eventos que vou assistir. Provavelmente vou ver atletismo, natação, saltos ornamentais, os esportes que importam”, afirmou McIlroy, que havia declarado que não disputaria a Olimpíada por temor ao vírus da zika.

Mais cedo, o norte-americano Jordan Spieth, número 3 do ranking mundial, também anunciou que não virá ao Rio. Alegou motivos de saúde, mas não citou o zika. Disse que a decisão era a mais difícil que tomou em 22 anos de vida. “Não acho que para mim foi uma decisão difícil como foi para ele”, comentou McIlroy.

Durante a coletiva, o golfista, que representaria a Irlanda na Olimpíada, deixou claro que o que importa é o dinheiro. “Eu não entrei no golfe para tentar fazê-lo crescer. Eu entrei no golfe para ganhar campeonatos.”

Nas entrelinhas, McIlroy indicou que o controle de doping é um dos motivos pelos quais muitos golfistas estão abrindo mão de disputar a Olimpíada. No circuito profissional de golfe não há controle algum. A ponto de o irlandês só ter sido testado uma vez no ano, em junho, dias antes de desistir da Olimpíada.

“Só fui testado uma vez pela IGF (Federação Internacional de Golfe), mas foi apenas um teste de urina. Eu nunca fiz um teste de sangue. Ao longo dos anos, muitos atletas têm recebido visitas nas suas casas para fazer testes de sangue e urina. Eu acho que os exames antidoping no golfe ainda estão um pouco longe dos outros esportes.”

Quarta, 13 de Julho de 2016 – 09:45

Cajá prevê equipe melhor fisicamente e rasga elogios a Guto: ‘Um dos melhores do Brasil’

por Ulisses Gama, de Porto Seguro

Cajá prevê equipe melhor fisicamente e rasga elogios a Guto: 'Um dos melhores do Brasil'

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Logo depois da derrota para o Vila Nova no dia 5 de julho, a parte física foi um dos pontos condenados pelo técnico Guto Ferreira, que tinha acabado de chegar ao clube. Com cinco dias de intertemporada em Porto Seguro, o meia Renato Cajá reconheceu que havia um problema nesse quesito e prevê uma melhora para a partida contra o Sampaio Corrêa, na próxima sexta-feira (15), pela 16ª rodada da Série B.
“[Temos que] Trabalhar firme, focado, com toda a força que puder ter. Fazer o que Guto está pedindo, colocar o que ele pede em campo, as estratégias do time. O time estava abaixo fisicamente e, com certeza, cresceu nesses dias. Fizemos muito treino de força. Com certeza, vai ter uma evolução muito grande”, indicou.
Cajá foi mais um a elogiar o trabalho de Guto Ferreira. Segundo o camisa 10, o treinador será importante na briga do Bahia pelo acesso à elite do futebol nacional.
“Um grande técnico. Um cara que, com certeza, é um dos melhores do Brasil. Que está todo tempo focado, quer vencer, querendo consertar erros. Elogia na hora certa, mas também puxa a orelha no momento em que falha. Mas a falha sempre chega para a gente melhorar em cada situação. É um cara com quem a gente vai aprender muito. Com certeza, vai dar uma parcela muito grande para o Bahia subir neste ano”, exaltou o atleta, que prevê a equipe pressionando o time do Maranhão.
“Ficar o time junto, em bloco. Pressionar a equipe [do Sampaio Corrêa] o tempo todo e fazer os gols”, acrescentou.
O Bahia ocupa a 11ª posição do certame nacional, com 20 pontos conquistados.
Na busca por lateral, Marcelo Sant'Ana cita 'características diferentes' de Apodi

Apodi com a camisa do Kransnodar, da Rússia | Foto: Divulgação
Após tirar Hayner dos planos para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série B, o Bahia está em busca de um lateral-direito. Questionado sobre o interesse do clube na contratação de Apodi, que já passou pelo tricolor em 2010, o presidente Marcelo Sant’Ana disse desconhecer a situação, mas indicou que os atributos do atleta podem se encaixar no elenco comandado por Guto Ferreira. “O Bahia precisa trazer um lateral. Sabemos que temos essa carência. Eu não sei como está a situação de Apodi e não adianta criar expectativa sem ter confirmações. Ele tem características diferentes do Tinga. É um jogador mais ofensivo, que tem velocidade e arranque. Com Guto [Ferreira] corrigiu algumas deficiências de marcação. É o que dá para falar sobre ele”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias. Com 29 anos de idade, Apodi foi comandado pelo atual técnico tricolor em 2015, quando os dois faziam parte da Chapecoense. Neste ano, o jogador atuou no Kransnodar, da Rússia.
Quarta, 13 de Julho de 2016 – 09:15

‘Vamos fazer o jogo da nossa vida’, diz Ramon sobre duelo contra o Atlético-PR

por Glauber Guerra

'Vamos fazer o jogo da nossa vida', diz Ramon sobre duelo contra o Atlético-PR

Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
Uma final. De acordo com o zagueiro Ramon,  é assim que o Vitória vai encarar o Atlético-PR, domingo (17), às 16h, na Arena da Baixada,  em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Vamos fazer o jogo da nossa vida. O grupo todo tá confiante para sair com a vitória lá”, disse o zagueiro, em entrevista coletiva.

Para o defensor, a equipe tem precisar impor o ritmo do jogo para voltar a Salvador com um resultado positivo na bagagem.

“Temos que jogar nosso jogo, impor nossa postura lá dentro para sair com a vitória”, concluiu.

Com 18 pontos, o Leão ocupa a 12ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

Quarta, 13 de Julho de 2016 – 09:00

Em sorteio, Conmebol define confrontos da Copa Sul-Americana; brasileiros esperam

por Estadão Conteúdo

Em sorteio, Conmebol define confrontos da Copa Sul-Americana; brasileiros esperam

Foto: Divulgação
Em uma festa promovida na cidade de Santiago, capital do Chile, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou nesta terça-feira o sorteio da edição de 2016 da Copa Sul-Americana. A competição, que tem o Independiente Santa Fe, da Colômbia, como atual campeão, contará neste ano com a participação de 47 clubes e terá seu início na primeira semana de agosto. O vencedor terá uma vaga garantida na fase preliminar da Copa Libertadores de 2017.

A primeira fase da competição, mais uma vez, foi dividida entre duas regiões do continente. Na Zona Norte, se enfrentam clubes de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela; na Zona Sul, times de Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile. Nesta etapa serão 16 confrontos eliminatórias – oito de cada região.

Para a segunda fase, o sorteio desta terça-feira determinou os oito cruzamentos com os 16 classificados da etapa inicial, sem distinção de região. Os oito que passarem às oitavas de final se juntarão com quatro clubes brasileiros, três argentinos e o Independiente Santa Fe, já garantido por ser o atual campeão.

No caso do Brasil, quatro clubes já têm vaga assegurada – Sport, Flamengo, Santa Cruz (campeão da Copa do Nordeste de 2016) e Cuiabá (campeão da Copa Verde de 2015) -, mas nenhum confronto está definido até o momento. Outros quatro times serão definidos após o término da terceira fase da Copa do Brasil. No caso do Santa Cruz, o Campinense, vice do torneio nordestino, entrará na Copa Sul-Americana se o time pernambucano eliminar o Vasco na competição nacional.

Com relação aos clubes argentinos, os grandes Boca Juniors e River Plate não jogarão a competição. Os representantes do país serão Lanús, Independiente, Banfield, San Lorenzo, Estudiantes e Belgrano.

Confira os confrontos da Copa Sul-Americana:

PRIMEIRA FASE

ZONA SUL
Fénix (Uruguai) x Cerro Porteño (Paraguai)
Sportivo Luqueño (Paraguai) x Peñarol (Uruguai)
Universidad de Concepción (Chile) x Bolívar (Bolívia)
Real Potesí (Bolívia) x Universidad de Chile (Chile)
Blooming (Bolívia) x Plaza Colonia (Uruguai)
Sol de América (Paraguai) x Jorge Wilsterman (Bolívia)
Montevideo Wanderers (Uruguai) x O`Higgins (Chile)
Palestino (Chile) x Libertad (Paraguai)

ZONA NORTE
Universitario (PERU) x Emelec (Equador)
Aucas (Equador) x Real Garcilazo (Peru)
Deportivo Lara (Venezuela) x Junior Barranquilla (Colômbia)
Deportivo La Guaira (Venezuela) x Deportes Tolima (Colômbia)
Barcelona (Equador) x Zamora (Venezuela)
Independiente Medellín (Colômbia) x Universidad Católica (Equador)
Deportivo Anzoátegui (Venezuela) x Sport Huancayo (Peru)
Deportivo Municipal (Peru) x Atlético Nacional (Colômbia)

BRASIL
Brasil 3 x Cuiabá
Brasil 1 x Sport
Brasil 4 x Brasil 6
Brasil 2 x Brasil 7

ARGENTINA
Lanús x Independiente
Banfield x San Lorenzo
Estudiantes x Belgrano

Quarta, 13 de Julho de 2016 – 08:30

Paulo Roberto Falcão volta mais uma vez e assume o comando do Internacional

por Estadão Conteúdo

Paulo Roberto Falcão volta mais uma vez e assume o comando do Internacional

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Um dos maiores jogadores da história do Internacional, Paulo Roberto Falcão retorna ao clube colorado para assumir o comando técnico da equipe. Na noite desta terça-feira, em um encontro com o presidente Vitório Piffero em Porto Alegre, aceitou o convite para a sua terceira passagem pelo clube como treinador. Falcão será apresentado já nesta quarta, às 14 horas, no estádio Beira-Rio. Na sequência, inicia seu trabalho em campo com o elenco.

Falcão assinou contrato por um ano, até o final de junho de 2017. Nas suas duas primeiras passagens, comandou o Internacional por 33 partidas e conquistou o título do Campeonato Gaúcho de 2011 – na ocasião, derrotou o Grêmio de Renato Gaúcho, ídolo tricolor, em pleno estádio Olímpico. Pouco tempo depois, na mesma temporada, foi demitido e agora retorna ao clube de coração.

Neste meio tempo, de 2011 até 2016, treinou o Bahia em 2012 e ficou sem trabalhar até 2015, quando aceitou o desafio de comandar Sport. Foi demitido do clube pernambucano em março após perder a decisão estadual para o Santa Cruz e cair nas semifinais da Copa do Nordeste para o Campinense, da Paraíba.

O clube colorado não vive boa fase no atual Campeonato Brasileiro. Depois de liderar por algumas rodadas no início da competição, o Internacional entrou em queda livre e perdeu cinco das últimas seis partidas, sendo quatro derrotas de forma consecutiva. O revés do último domingo contra o Santa Cruz, no Recife, foi a gota d´água para o técnico Argel Fucks, demitido ainda em Pernambuco.

Antes do acerto com Falcão, a diretoria do Internacional sondou Mano Menezes, recentemente demitido do Shandong Luneng, da China, mas o ex-treinador da seleção brasileira declinou do convite. Outros nomes sondados eram os de Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo.

Quarta, 13 de Julho de 2016 – 08:15

Guto indica melhora após intertemporada, mas pondera: ‘Aquém do que a gente quer’

por Ulisses Gama, de Porto Seguro

Guto indica melhora após intertemporada, mas pondera: 'Aquém do que a gente quer'

Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Contratado pelo Bahia no final do mês de junho, Guto Ferreira teve cinco dias de treinamento com o Bahia na cidade de Porto Seguro, a cerca de 700 km de Salvador. Satisfeito com os resultados da intertemporada, o comandante tricolor indica uma melhora para o confronto diante do Sampaio Corrêa na próxima sexta-feira (15), mas admite que ainda não estará na maneira ideal. Para Guto, repetição nos trabalhos e foco na parte física são os caminhos.
“Eu acho que ainda estaremos aquém do que a gente quer. Mas já estaremos melhor do que estávamos. Carece e precisa estar melhor do que a gente estava. Até se chegar no que a gente quer ainda tem um caminho longo. Não são simplesmente cinco ou seis treinos que vão fazer que tudo aconteça maravilhosamente. Tudo é repetição e tem determinadas valências físicas que você carece tempo. Por exemplo: força não é em uma semana que você melhora. Você melhora, mas a quantidade pode não ser tão perceptível. À medida que você tem um mês, o jogador tem chances de fazer diferença no um contra um. Nós temos que atacar o jogador individualmente e a parte de conjunto. Tem ‘n’ situações a serem trabalhadas e não depende um treino só, mas de muitos treinos, para a melhoria, a efetivação e a validação na mente do jogador”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.
Para enfrentar a equipe do Maranhão, a delegação tricolor segue viagem para São Luís na noite desta quarta-feira (13). Com 20 pontos, o Bahia figura na 11ª colocação da Série B.
Wagner do Nascimento Magalhães apita jogo entre Atlético-PR e Vitória

Foto: Divulgação
Aspirante ao quadro da Fifa, Wagner do Nascimento Magalhães será o árbitro principal da partida entre Atlético-PR e Vitória, válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele será auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ/Fifa) e Luiz Claudio Regazone (RJ/Asp.Fifa).

O árbitro, de 37 anos, é administrador de empresas e filiado a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

O duelo entre Atlético-PR e Vitória será disputado no domingo (17), às 16h, na Arena da Baixada.

Com 18 pontos, o Rubro-negro baiano ocupa a 12ª posição, enquanto o Atlético-PR tem 23 e aparece em quinto.

Medo do Zika: Ministro pede que atletas reconsiderem desistência de Jogos Olímpicos

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou nesta terça-feira (12) que enviou cartas a todos os atletas que anunciaram desistência dos Jogos Olímpicos por medo do Zika. “A todos que, por meio da imprensa, vejo que estão em dúvida sobre sua participação tenho mandado cartas com dados informando as providencias tomadas. É importante que tenhamos aqui todos os atletas em seu melhor desempenho, de modo que a Olimpíada possa identificar os melhores atletas do mundo”, disse Barros. De acordo com o ministro, a ideia é passar tranquilidade para os atletas e pedir que reconsiderem a decisão de desistir da competição. O gestor esteve reunido na tarde desta terça, segundo a Agência Brasil, com representantes de 80 dos 205 países que participarão dos jogos para apresentar as ações de combate às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e tirar dúvidas. “Nosso objetivo é que eles recomendem aos atletas, técnicos e turistas que compareçam aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, acrescentou. Barros disse ainda que a probabilidade é que nenhum atleta pegue zika. “Os atletas em especial têm baixíssimo risco [de pegar zika], porque recebem um tratamento especial na cidade olímpica. Eles têm roupas especiais, repelentes à disposição e preservativos. Eles estão cobertos de uma atenção especial do Comitê Olímpico Internacional”.
Taça BH: Com um jogador a menos, Vitória sub-17 perde para o Grêmio

Foto: Divulgação / Vitória
A equipe sub-17 do Vitória perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, nesta terça-feira (12), em Belo Horizonte (MG), pela segunda rodada da Taça BH.
O time Rubro-negro jogou com um homem a mais desde final do primeiro tempo, após a expulsão do lateral esquerdo Neyveson, que cometeu pênalti, convertido pela equipe gaúcha.

A equipe comandada pelo técnico Valnei Pichite ainda teve chance empatar no segundo tempo. A melhor chance foi com Gabriel, que desperdiçou um pênalti.

O Vitória volta a campo na quinta-feira (14), às 17h, contra o PSTC-PR. Para continuar com chances de classificação para a próxima fase, o Rubro-negro precisa vencer.

Terça, 12 de Julho de 2016 – 22:45

Com recorde de público, Palmeiras e Santos ficam no empate por 1 a 1 no clássico

por Estadão Conteúdo

Com recorde de público, Palmeiras e Santos ficam no empate por 1 a 1 no clássico

Foto: Ivan Storti/ Santos F.C.
Em dia de quebra de recorde de público, bela festa da torcida e a impressão nos minutos iniciais de mais uma contundente vitória, o Palmeiras não conseguiu repetir as boas atuações em casa e teve que se contentar com o empate por 1 a 1 no clássico contra o Santos, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 29 pontos e se manteve na liderança do Brasileirão – agora apenas um ponto a mais que o Corinthians e dois do Grêmio. O Santos foi para 23 e alcançou a quarta colocação – tem a mesma pontuação que outros três clubes – Atlético Paranaense, Flamengo e Ponte Preta -, mas leva vantagem nos critérios de desempate.

A sensação no Allianz Parque era de que o jogo valia título. A rua Palestra Itália, a Caraíba e as demais próximas do estádio estavam pintadas de verde. Os torcedores demonstravam muita confiança, afinal de contas seu time era o líder do campeonato e estava invicto e com 100% de aproveitamento em casa. No total, 40.035 torcedores estavam presentes e quebraram o recorde de público da arena.

Das arquibancadas, em diversos momentos o púlpito era ensurdecedor. A arena virou um caldeirão, onde um time de verde iria repetir o que fez em muitos jogos ao longo do Brasileirão, ou seja, sufocar o adversário e transformar o apoio externo em um 12.º jogador.

E foi o que aconteceu. Com toques rápidos e envolventes, o Palmeiras não deixava o Santos jogar até que, aos 6 minutos, Dudu cobrou escanteio pela direita e o zagueiro colombiano Mina desviou de cabeça para marcar o seu primeiro gol com a camisa alviverde. Na comemoração, a sua marca. Dançou salsa colombiana, mas não conseguiu dar seu show por muito tempo, já que foi abraçado pelos companheiros e juntos festejaram com a torcida. Ela também tinha grande parcela daquele gol tão cedo.

O gol ainda reforça uma característica do time do técnico Cuca. Em 25 jogos sob o comando do treinador, é a 12.ª vez que o Palmeiras marca um gol antes dos 20 minutos de jogo.

O clima de decisão parecia que viraria festa para os palmeirenses. Mas, aos 13 minutos, o jogo começou a mudar. Moisés, que foi escalado de surpresa, já que se recuperava de uma lesão muscular, saiu com dores. E o Palmeiras parou de jogar, pois perdeu o principal jogador de criação. Ao invés de colocar Cleiton Xavier, Cuca preferiu reforçar a marcação com a entrada de Arouca. O Santos passou a ficar mais com a bola no pé e a ter mais oportunidades.

Ainda no primeiro tempo foi a vez de Mina sair machucado e obrigar o Palmeiras a queimar duas substituições. Na etapa final, o time alviverde provou do próprio veneno e levou um gol nos minutos iniciais e por uma infelicidade de Vitor Hugo. Aos 10 minutos, Gabriel pegou o rebote de uma falta na barreira, chutou, a bola desviou na canela de Vitor Hugo e enganou o goleiro Fernando Prass.

O gol fez o Santos avançar ainda mais a marcação e as duas equipes protagonizaram um equilibrado segundo tempo, intercalando bons momentos, mas as defesas se sobressaíram e garantiram a igualdade do placar.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 1 SANTOS

PALMEIRAS – Fernando Prass; Jean, Mina (Edu Dracena), Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales, Tchê Tchê e Moisés (Arouca); Erik, Barrios (Leandro Pereira) e Dudu. Técnico: Cuca.

SANTOS – Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo e Zeca; Renato, Thiago Maia, Vitor Bueno (Copete) e Lucas Lima; Gabriel (Yuri) e Rodrigão (Joel). Técnico: Dorival Júnior.

GOLS – Mina, aos 6 minutos do primeiro tempo; Gabriel, aos 10 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Arouca, Moisés, Erik e Edu Dracena (Palmeiras); Gabriel e Zeca (Santos).

ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO).

RENDA – R$ 2.847.298,80.

PÚBLICO – 40.035 pagantes.

LOCAL – Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP).

Terça, 12 de Julho de 2016 – 22:00

CBF divulga arbitragens das partidas dos clubes baianos na Série D

por Matheus Caldas

CBF divulga arbitragens das partidas dos clubes baianos na Série D

Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as arbitragens das equipes baianas na Série D do Campeonato Brasileiro. As equipes jogarão neste domingo (17), às 18h, pela sexta rodada do torneio.
Pelo grupo A5, a Juazeirense visita o Icasa-CE. Luiz Claudio Sobral (PE) apitará o duelo, e será auxiliado por Jean Marcio dos Santos e Luis Carlos de França Costa (RN).
No grupo A7, o Galícia, eliminado, visita o América-PE. Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES) será o árbitro. Os auxiliares serão Lennon Mccartney Farias e Maxwell Rocha da Silva (AL).
O Flu de Feira, no grupo A9, receberá o Sergipe no Joia da Princesa. O trio de arbitragem vem do Distrito Federal. Savio Pereira Sampaio apitará a partida, auxiliado por Ciro Chaban Junqueira e Leila Naiara Moreira da Cruz.
Olimpíada: OMS lembra importância de vacinas contra sarampo e rubéola em viajantes

Foto: Daniel Guimarães/ A2img
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lembrou nesta terça-feira (12) a importância das pessoas que planejam ir aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro, se vacinarem contra sarampo e rubéola pelo menos duas semanas antes de viajar. As Olimpíadas irão ocorrer entre os dias 5 e 21 de agosto no Brasil, e serão seguidas das Paralimpíadas, que acontecerão entre 7 e 18 de setembro deste ano. A transmissão endêmica do sarampo foi interrompida, nas Américas, em 2002 e a transmissão de rubéola em 2009. Em 2015, um comitê internacional de especialistas certificou que a região havia eliminado a rubéola e a rubéola congênita. Os viajantes procedentes de países onde os vírus circulam que não se vacinarem podem reintroduzi-lo no hemisfério, o que preocupa, uma vez que uma comissão internacional espera poder declarar a região livre do sarampo em um futuro próximo. “É fundamental que todas as pessoas que viajarão para os Jogos estejam em dia com suas vacinas para poder manter a região livre do sarampo e da rubéola”, afirmou a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne. A OPAS/OMS recomenda a todos os viajantes que, além de garantirem as vacinas de rotina, considerem tomar vacinas adicionais, dependendo de seus itinerários.
Alisson causa boa impressão no primeiro treino da Roma e técnico elogia: 'Gostei dele'

Foto: Divulgação / AS Roma
O goleiro Alisson parece ter chegado com prestígio na Roma. O ex-arqueiro do Internacional deu início aos treinamentos nesta terça-feira (12) e deixou boas impressões no técnico Luciano Spalletti.
“Alisson parece ter uma grande presença pelo que eu vi, gostei dele. Alisson e Lobont são ambos fortes e nós ainda não temos o Szczesny”, disse o técnico.
O polonês Szczesny foi o titular da meta romana na última temporada. Entretanto, o jogador pertence ao Arsenal (Inglaterra), e a diretoria do clube ainda não sabe se conseguirá contar novamente com o arqueiro nesta temporada.
Terça, 12 de Julho de 2016 – 19:55

‘Vamos esperar a documentação estar assinada’, diz Sant’Ana sobre Luiz Antônio

por Ulisses Gama, de Porto Seguro

'Vamos esperar a documentação estar assinada', diz Sant'Ana sobre Luiz Antônio

Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O volante Luiz Antônio deve ser o próximo reforço do Bahia para a sequência da disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta terça-feira (12), o jogador confirmou que o seu destino é o tricolor baiano (leia mais aqui). Apesar de confirmar a negociação em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente Marcelo Sant’Ana pregou cautela e disse esperar pela assinatura do contrato. Além disso, o mandatário pontuou que a diretoria executiva está escutando os pedidos feitos pelo técnico Guto Ferreira. “Primeiro vamos esperar a documentação estar 100% assinada. Sabemos que precisamos reforçar o elenco. O Guto nos passou as carências que ele enxerga. Precisamos ter jogadores com características diferentes do que a gente tem. Fizemos saídas e agora são as incorporações para que o time suba de patamar”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias. A tendência é que Luiz Antônio incorpore o grupo tricolor a partir da próxima quarta-feira (13), no Fazendão.
Terça, 12 de Julho de 2016 – 19:45

Confira fotos do último treino do Bahia em Porto Seguro

Confira fotos do último treino do Bahia em Porto Seguro

Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O Bahia encerrou nesta terça-feira (12) a sua intertemporada na cidade de Porto Seguro, no extremo sul baiano. O último treinamento na “Terra Mãe do Brasil” foi de portões abertos e cerca de 500 torcedores compareceram para apoiar os jogadores tricolores. Confira imagens registradas pelo repórter Ulisses Gama:Segundo treino aberto do Bahia em Porto Seguro - 12/07/2016

Presidente do São Paulo confirma ido de Ganso para o Sevilla

Foto: Gazeta Press
O meia Paulo Henrique Ganso finalmente jogará no futebol europeu. O jogador está de saída do São Paulo e vai para o Sevilla. O presidente do clube, Carlos Augusto de Barros, o Leco, confirmou a ida do atleta de 26 anos para o Sevilla (Espanha). A informação foi dada ao canal SporTV.
“Tenho a segurança de afirmar que pouca gente admirou mais o futebol dele do que eu. Ele sabe do meu apreço por ele e seu futebol, mas ao mesmo tempo tenho que ter lucidez que tem momentos que ciclo se encerra e novas perspectivas surgem. Ele me disse que gostaria de ir para o clube que o queria, para estar num núcleo de futebol qualificado, que é o espanhol. Não gostaria,  mas faz parte da vida”, disse o dirigente tricolor.
Com uma lesão, Ganso nem viajou com a delegação do São Paulo para a Colômbia. A equipe paulista enfrentará o Atlético Nacional, nesta quarta-feira (13), pela semifinal da Libertadores. Caso os paulistanos se classifiquem à final, ele estará liberado para jogar.
Terça, 12 de Julho de 2016 – 19:15

Guto Ferreira diz ter ‘respostas positivas’ sobre contratações para o Bahia

por Ulisses Gama, de Porto Seguro

Guto Ferreira diz ter 'respostas positivas' sobre contratações para o Bahia

Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Além do volante Luiz Antônio, já acertado com o Bahia (leia mais aqui), o técnico Guto Ferreira deve contar com mais jogadores para a sequência da disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. De acordo com o comandante tricolor, em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias, a diretoria respondeu positivamente sobre os pedidos por atletas. Guto, no entanto, evitou falar em nomes. “Tem jogadores que a direção já deve anunciar na sequência, mas não cabe a mim falar e antecipar aqui. Mas, ao que parece, já tem algumas respostas positivas. Novidades devem e têm que surgir essa semana ainda. A quantidade ainda não sei. Mas que o clube está atacando um número de contratações razoável, está sim”, afirmou Guto, que pregou critério para as novas aquisições. “O mercado está difícil, existem “n” situações que atrapalham, e não adianta trazer por trazer. Temos que trazer jogadores que possam acrescentar e ainda perceber aqueles que ainda tenho condições [de contratar]. Existem jogadores que já jogaram duas competições nacionais por dois clubes diferentes e não podem vir para o Bahia. O Bahia perde essa faixa de mercado. Você tem que buscar outros em Série A, Série C. Na Série B, noventa e poucos por cento jogou mais de seis partidas, e não tem mais como trazer. Você trazer um jogador de fora do país, traria um tempo de readaptação. A resposta não seria imediata. Um estrangeiro teria um período de adaptação, e se não se adaptar em um mês, o campeonato já foi. Você precisa de uma resposta agora”, indicou. Até o momento, o Bahia contratou 15 vezes nesta temporada. Na última semana, quatro atletas saíram dos planos do clube: o lateral-direito Hayner, o volante Danilo Pires, o meia João Paulo Penha e o atacante Thiago Ribeiro.
Terça, 12 de Julho de 2016 – 19:00

Em dia atrapalhado pela chuva, Alonso lidera testes da Fórmula 1 em Silverstone

por Estadão Conteúdo

Em dia atrapalhado pela chuva, Alonso lidera testes da Fórmula 1 em Silverstone

Foto: Sutton Images / Divulgação
O espanhol Fernando Alonso foi o mais rápido no primeiro dos dois dias de testes coletivos da Fórmula 1 no circuito de Silverstone, que no último fim de semana recebeu o GP da Inglaterra. A atividade, porém, acabou sendo atrapalhada pela chuva que atingiu a pista britânica na sessão vespertina.

O piloto da McLaren foi o mais rápido na atividade inicial, no período da manhã, quando marcou o tempo de 1min31s290. Depois, no período da tarde, com a chuva em Silverstone, ninguém se aproximou das marca do bicampeão mundial. Assim, ele fechou a terça-feira como o mais rápido entre os 11 participantes.

O segundo colocado foi o francês Esteban Ocon, que fez a sua estreia no volante da Mercedes, com a marca de 1min32s833 na melhor das suas impressionantes 123 voltas – apenas ele e Alonso, com 105, superaram a marca de cem giros nesta terça em Silverstone.

O britânico Alex Lynn, da Williams, foi o terceiro colocado, à frente do monegasco Charles Leclerc, membro da Academia de Jovens Pilotos da Ferrari. Logo atrás veio o russo Nikita Mazepin, que, pela Force India, participou de seu primeiro teste com um carro de Fórmula 1.

O espanhol Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, foi o sexto colocado, seguido do também debutante Santino Ferrucci, norte-americano que treinou pela Haas. Já o alemão Pascal Wehrlein, que treinou com um carro de 2014 da Mercedes para avaliar os pneus que a Pirelli vai utilizar na próxima temporada, ficou na oitava colocação.

O indiano Rio Haryanto, da Manor, terminou em nono lugar, seguido do russo Sergey Sirotkin, da Renault, e do francês Pierre Gasly, que ficou na última posição nesta terça-feira.

Os testes da Fórmula 1 prosseguem nesta quarta-feira em Silverstone. O brasileiro Sergio Sette Camâra foi escalado pela Toro Rosso. Ele faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull e compete na Fórmula 3 Europeia. Agora ele terá a sua primeira experiência em um teste oficial da Fórmula 1.

Terça, 12 de Julho de 2016 – 18:45

Em treino aberto, Guto comanda novo tático e deixa uma dúvida no time do Bahia

por Ulisses Gama, de Porto Seguro

Em treino aberto, Guto comanda novo tático e deixa uma dúvida no time do Bahia

Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Está encerrada a intertemporada do Bahia na cidade de Porto Seguro. Na tarde desta terça-feira (12), no estádio municipal, os jogadores realizaram a última atividade antes de retornar para Salvador, onde seguem a preparação para enfrentar o Sampaio Corrêa na próxima sexta-feira (15), pela 16ª rodada da Série B. O trabalho foi de portões abertos e contou com a presença de cerca de 500 torcedores, que aplaudiram o time a todo momento.
No primeiro momento, os jogadores tricolores, sob o comando dos preparadores físicos Luiz Andrade e Marcos Cezar, realizaram um trabalho de força e prevenção contra lesões. Logo depois, com Guto Ferreira, foram trabalhados os fundamentos. Cruzamentos e finalizações foram repetidamente simulados e orientados pelo técnico tricolor.
Por fim, o comandante orientou mais um treino tático e só tem uma dúvida no meio campo entre Juninho e Paulo Roberto. A equipe trabalhou com a seguinte escalação: Jean, Tinga, Jackson, Lucas Fonseca e João Paulo; Feijão, Juninho (Paulo Roberto), Renato Cajá, Luisinho e Edigar Junio; Hernane Brocador. 
O volante Yuri e os goleiros Douglas Pires e Caio foram poupados da atividade e realizaram tratamento médico. O goleiro Marcelo Lomba, que ainda se recupera de uma fissura no tórax, trabalhou a parte física de forma separada.
O Bahia volta para Salvador na manhã desta quarta-feira (13) e treina às 8h, no Fazendão.
Presentes e invasão
Assim como no último domingo (10), houve o momento de interação entre jogadores e torcida. Após o treinamento, os atletas presentearam os torcedores com camisas e materiais de jogo.
Logo depois, os torcedores invadiram o gramado e correram em direção aos atletas, que tiraram fotos e deram autógrafos. Entre os mais requisitados esteve o técnico Guto Ferreira, que fazia questão de dar atenção para todos.

Técnico Guto Ferreira foi requisitado pelos torcedores locais | Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s