Estados Unidos em Foco

Mulher de Trump é acusada de plagiar 1ª dama

Mulher de Trump é acusada de plagiar 1ª dama (Foto: Reprodução )

(Foto: Reprodução )

Melania Trump foi uma das principais atrações do primeiro dia da convenção republicana, que se prepara para confirmar nesta semana em Cleveland o marido dela, Donald Trump, como candidato do partido à Casa Branca.

O momento de glória da ex-modelo, no entanto, durou pouco. Melania mal havia terminado de falar na noite desta segunda (18), quando começaram a circular nas redes sociais acusações de que ela havia plagiado partes do discurso da atual primeira-dama, Michelle Obama, na convenção do Partido Democrata de 2008.

Dois trechos da fala de Melania, especificamente, guardam semelhanças claras com o de Michelle.

“Desde pequena, meus pais me incutiram valores: que você trabalha duro pelo que quer na vida; que sua palavra é seu compromisso, você faz o que diz e cumpre sua promessa; que você trata as pessoas com respeito”, disse Melania nesta segunda.

No discurso de 2008, Michelle afirmou: “Você trabalha duro pelo que quer na vida; sua palavra é seu compromisso e você faz o que diz que irá fazer; você trata as pessoas com dignidade e respeito, mesmo se não as conhece e mesmo que discorde delas”.

Em outro trecho, sobre crianças, a fala de Melania também se parece muito com a de Michelle. “Queremos que nossas crianças neste país saibam que o único limite para suas conquistas é a força de seus sonhos e sua vontade de trabalhar por eles.”

Já no discurso da atual primeira-dama em 2008: “Queremos que nossas crianças -e todas as crianças deste país- saibam que o único limite para a altura de suas conquistas é o alcance de seus sonhos e sua vontade de trabalhar por eles”.

Procurada por vários órgãos de imprensa sobre o suposto plágio, a assessoria de Donald Trump inicialmente não quis comentar. Horas depois, o porta-voz da campanha, Jason Miller, divulgou uma declaração em que nega indiretamente a acusação contra a ex-modelo eslovena.

“Ao escrever o seu lindo discurso, a equipe de escritores de Melania tomou nota das inspirações de sua vida, e em alguns momentos incluiu fragmentos que refletem seu próprio pensamento. A experiência de Melania como imigrante e o amor pelos EUA brilharam em seu discurso, o que o tornou um sucesso”, disse Miller.

Veja os discursos e compare:

SURPRESA

Rompendo uma tradição das campanhas presidenciais americanas, Donald Trump subiu ao palco da convenção republicana no primeiro dia da convenção do Partido Republicano, para apresentar sua mulher, Melania.

A participação do empresário surpreendeu os delegados do partido -geralmente o candidato presidencial só costuma aparecer após ser confirmado oficialmente, o que ocorrerá no último dia da convenção, quinta (22).

“Tenho o grande prazer de apresentar a próxima primeira-dama dos EUA”, disse Trump, enquanto era ovacionado pelo público e recebia a mulher com um beijo, antes de deixar o palco.

O empresário entrou no palco ao som de “We are the champions” (somos os campeões, do grupo Queen) e teve um raro momento de poucas palavras. Trump, que discursou por meia hora no sábado antes ao anunciar o vice de sua chapa presidencial, o governador de Indiana, Michael Pence, só precisou de um minuto para apresentar a mulher.

“Vamos ganhar, vamos ganhar grande”, limitou-se a dizer, referindo-se à eleição presidencial de novembro, em que enfrentará a democrata Hillary Clinton.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s