GIRO DA NOTICIA

Temer autoriza aumento na energia elétrica para compensar prejuízos de distribuidoras

Temer determina aumento na energia (Foto: Marcos Corrêa)

O presidente interino Michel Temer autorizou que as distribuidoras de energia elétrica repassem para o consumidor os prejuízos que tiveram. De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, os valores se referem ao impacto do leilão no setor, realizado em 2014 pela presidente afastada Dilma Rousseff por causa do risco de apagão. Como a crise econômica se agravou, não houve demanda energética e as distribuidoras que adquiriram a cota não tiveram para quem vender. A autorização do aumento foi publicada na edição desta quarta-feira (03) do Diário Oficial da União. O decreto define que as empresas deverão apresentar embasamento para a venda de energia e que o lastro terá garantia proporcionada por ”empreendimentos de geração própria ou de terceiros”. (Folha)

STF derruba leis que obrigavam bloqueio de celular em presídio

As normas estavam sendo questionadas por operadoras de telefonia

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (3), por oito votos a três, derrubar a validade de leis estaduais de Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina que obrigam operadoras de telefonia celular a instalarem equipamentos para bloqueio do sinal nos estabelecimentos prisionais. Na avaliação da maioria do STF, somente a União pode legislar sobre telecomunicações e, portanto, as leis em vigor nos estados são inconstitucionais. Os ministros destacaram que as empresas de telefonia não podem sofrer o ônus de gastar mais com os bloqueadores em razão das leis estaduais. O Supremo analisou cinco ações apresentadas pela Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel) contra as leis dos quatro estados e considerou procedente as ações, declarando a inconstitucionalidade das leis. (G1)

‘Médico’ com CREMEB falso é preso em hospital de Iramaia

Homem é acusado de prática ilegal da Medicina (Foto: Divulgação)

Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (03) na cidade de Iramaia, sob acusação de praticar ilegalmente a medicina. De acordo com a delegada titular da Delegacia Territorial de Iramaia, Ana Beatriz de França Bomfim, o falso médico, Thiago Santos da Silva, de 28 anos, utilizava o registro de um médico, Tiago Oliveira Lordelo para atender pacientes no Hospital Municipal. Ainda de acordo com a delegada, em contato com o Blog Marcos Frahm, Thiago Santos teria cursado medicina na Bolívia, mas não possuía o credenciamento para o exercício da profissão no Brasil e passou a utilizar, desde 2013, no hospital de Iramaia, o CREMEB falso, porém sem contratação regular junto a Secretaria Municipal de Saúde, pois o acusado atuava em substituição informal durante plantões de médicos contratados pelo município. A delegada passou a investigar o caso após denúncia do Conselho Regional de Medicina em Jequié. Oriundo do Acre, ele informou que residia em Feira de Santana e que, na ocasião, em 2013, teria chegado a Iramaia para substituir um médico que hoje não atua mais na unidade hospitalar e permaneceu na cidade, onde criou laços de amizade e de confiança entre os pacientes, muitos dos quais revelam terem sido conquistados por Thiago Santos da Silva, que oferecia atendimento impecável, apesar de atuar ilegalmente. À polícia, ele revelou que, por questões financeiras, não regularizou a situação e que já estava com viagem marcada para concluir o credenciamento. Ele foi preso em ação da delegada com apoio da Polícia Militar e levado para a Delegacia, onde deve ficar preso e responder por exercício ilegal da medicina.

Menino de 10 anos cai de bicicleta e morre atropelado por ônibus na Ba

Adolescente morre atropelado em Conquista (Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson)

Um menino de 10 anos morreu após ser atropelado por um ônibus, na tarde desta quarta-feira (3), no bairro Vila Elisa, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A informação foi confirmada pela 77ª Companhia Independente da Polícia Militar. Testemunhas contaram que Moisés de Jesus Santos Carlos de Sousa estava andando de bicicleta com algumas crianças, quando se desequilibrou e caiu embaixo do ônibus da viação Cidade Verde. Revoltados com o acidente, moradores do local apedrejaram o coletivo. Através de nota, a Viação Cidade Verde lamentou o ocorrido e afirmou que o motorista não teve como evitar o acidente. A empresa ainda afirmou que está prestando todo o suporte a família do adolescente. (Blog do Anderson)

Volta das chuvas anima produtores de cacau na Bahia

Chuvas animam produtores de cacau no sul da Bahia

O desenvolvimento de variedades de cacau e de técnicas de manejo tem permitido uma recuperação lenta e gradual dos níveis de produtividade na Bahia, mas a boa e velha chuva continua fundamental. Após uma estiagem que se prolongou por dez meses e derrubou o rendimento das lavouras, o retorno das precipitações no sul da Bahia no fim de junho devolveu aos agricultores a esperança de uma produção melhor.Entre julho de 2015 e junho, o volume de chuvas na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Comandatuba foi de 1.037 milímetros, metade do normal. A safra temporã deste novo ciclo, em andamento, ainda tem acusado os efeitos da estiagem. Segundo Macedo, a produção de cacau temporão deve totalizar cerca de 55 mil arrobas (825 toneladas), 20% menos do que a safra temporã anterior. “Nosso objetivo é chegar a 100 mil arrobas, contando a safra temporã e principal. Mas, em função da estiagem, mesmo com a volta das chuvas, ficamos mais cautelosos”, diz. As perdas têm sido menores em regiões com níveis de produtividade mais altos. Encravados na Zona da Mata, os cooperados da Cooperativa Agrícola Gandu (Coopag) costumam colher 30 arrobas por hectare, ante 20 na média da Bahia. No ano passado, os 600 cooperados entregaram à Coopag 1,9 mil toneladas. Neste ano, a presidente da cooperativa, Ana Paula Silva, estima que esse volume cairá 5% a 10%. “mas com a chuva, a perspectiva [para a próxima safra principal] melhorou. O tempo está perfeito”, afirma Silva. (Valor)

PT nega abandono a Dilma: ‘invencionice’ de ‘apoiadores do golpe’

PT divulgou nota reafirmando apoio a Dilma (Foto: Divulgação)

O PT divulgou nota nesta segunda-feira (1º) em que repudia a hipótese de que o partido tenha abandonado a presidente afastada Dilma Rousseff. “O PT repele e desmente mais esta invencionice, sustentada por “fontes” anônimas, e reafirma seu compromisso integral na luta pelo retorno à Presidência da companheira Dilma”, diz o comunicado. O partido atribui a  “apoiadores do golpe”, “interessados na continuidade do governo usurpador”, e a “setores da mídia monopolizada” a versão de que a petista foi abandonada. “O PT acredita que as mobilizações das Frentes e dos setores democráticos — que apoia e das quais participa — serão capazes de barrar o golpe contra a presidenta, que não cometeu nenhum crime.E confia em que a maioria dos senadores e senadoras, na votação final, irá preservar os 54 milhões de votos e o mandato legítimo conquistados pela nossa presidenta”, acrescenta a nota.  (Bahia Notícias)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nosso Site e de Integra Veracidade nas Informações e Noticiarios

%d blogueiros gostam disto: