NOTICIAS GERAL

Rompimento de tubulação deixa mais de 25 pontos de Manaus sem água

Vazamento gerou cratera em avenida na Zona Oeste da cidade.
Abastecimento deve ser normalizado na quarta-feira (31).

Rompimento gerou uma cratera na Avenida Coronel Teixeira (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Rompimento gerou cratera no sentido Centro/bairro da Avenida Coronel Teixeira (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

O rompimento de uma adutora na Avenida Coronel Teixeira, Zona Oeste, causou transtornos a moradores de diversos bairros de Manaus, nesta terça-feira (30). O vazamento iniciou por volta das 13h e deve ser normalizado na quarta-feira (31). Mais de 25 áreas estão com o abastecimento afetado.

Estão sem água os bairros: Alvorada I,II,III,  Dom Pedro, Sta. Terezinha, cj. Tropical, Kissia,  Debora, CJ. Aripuanã, Ponta Negra, Sto. Agostinho, Lírio do Vale I,II  Redenção, Campos Elíseos, Jardim Versalhes, CJ. Canaã, Belvederes, Ajuricaba, Flamanal, Bela Vista,  Augusto Monte Negro, Vila Marinho, CJ. Araúna, Compensa I,II,III, CJ. Arapuá, Cj. Rio  Xingu, Eduardo Gomes, CJ. Hileia, Bairro da Paz, Sto. Dumont, Flores e parte da Zona Norte.

O aposentado Milton Correa, de 68 anos, mora em uma rua próxima ao local do rompimento. Segundo ele, a falta de abastecimento causa transtorno.

“Estou sem água desde o meio dia. Não é a primeira vez que isso acontece. Pelo que a empresa disse, essa obra só termina amanhã. Enquanto isso a gente fica sem poder fazer nada em casa”, contou.

Técnicos da Manaus Ambiental e funcionários de empresas terceirizadas auxiliam nas obras de reparos. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) orientam motoristas na área.

Vazamento gerou cratera em avenida na Zona Oeste da cidade (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Vazamento gerou cratera em avenida na Zona Oeste da cidade (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Por meio de nota, a Manaus Ambiental informou que houve um vazamento em uma tubulação de 100cm.

A concessionária comunicou, ainda, que por consequência do vazamento o abastecimento dos bairros está com o fornecimento interrompido até a madrugada.

“Logo após a conclusão dos serviços o sistema de distribuição de água será religado e o abastecimento será reestabelecido após 12h”, informou.

Trânsito no sentido bairro/Centro flui em apenas uma faixa (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Trânsito no sentido bairro/Centro flui em apenas uma faixa (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Incêndio atinge vegetação próxima ao Parque Imperial em Juiz de Fora

Pelo menos cinco viaturas foram para o local para combater o fogo.
Região é acesso entre área central e Bairro São Pedro, onde fica a UFJF.

Pelo menos cinco equipes do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora combatem, na noite desta terça-feira (30), um incêndio na vegetação que fica às margens da Estrada Engenheiro Gentil Forn, próximo ao Parque Imperial.

De acordo com as informações do batalhão, as chamas estão altas, o que dificulta o controle do fogo. Nenhuma vítima foi confirmada até o momento e a ocorrência segue em andamento.

A rodovia é um dos acessos entre a área central e o Bairro São Pedro, onde fica a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Por isso, o trânsito costuma ser intenso e os motoristas devem evitar o trecho durante as próximas horas.

Às escuras, comunidade do Amapá cobra aplicação de energia solar

Moradores reclamam que sistema foi instalado, mas não funciona.
Empresa disse que vai fazer reunião com os responsáveis pela obra.

sistema energia solar, comunidade, reclama, conclusão, não funciona, Macapá, Amapá (Foto: Moisés Cardoso/ Arquivo Pessoal)Placas fotovoltaicas instaladas na comunidade não funcionam, dizem moradores (Foto: Moisés Cordeiro/ Arquivo Pessoal)

Moradores da comunidade rural Padaria, em Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, reclamam que estão sem energia elétrica há cerca de uma semana. Segundo eles, o sistema fotovoltaico, que captaria energia solar e a converteria em eletricidade, não funcionou.

O sistema começou a ser instalado em junho, e teria apresentado problemas técnicos, conforme a comunidade. O frentista Moisés Cordeiro, de 31 anos, disse que a empresa responsável pela obra não encerrou a instalação das placas de luz fotovoltaicas, que capta energia solar, e as que foram colocadas nunca teriam funcionado, enfatizou.

A empresa Jari Energia informou que está analisando o caso.

“O sistema de energia da comunidade tem duas centrais de placas, uma no início e outra no meio da comunidade, de onde vem a distribuição da energias para as casas. Mas as placas instaladas no início da comunidade nunca funcionaram ou geraram energia”, falou Cordeiro.

sistema energia solar, comunidade, reclama, conclusão, não funciona, Macapá, Amapá (Foto: Moisés Cordeiro/ Arquivo Pessoal)Problema gera falta de energia na região
(Foto: Moisés Cordeiro/ Arquivo Pessoal)

Ele completa que o sistema foi instalado por uma empresa responsável pela construção da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, e que funciona com a ajuda de um motor a óleo diesel para carregar as baterias.

“A geração das placas solares só acontecia se tivesse um motor para carregar as placas solares. E agora o problema é maior, as baterias não estão carregando, mesmo com o motor ligado. É uma falha técnica que ocorreu no momento de construção do sistema”, falou o frentista.

Os moradores dizem que apesar de haver geradores de energia nas comunidades rurais, a quantidade de 1,1 mil litros de diesel, fornecidas pelo governo do Amapá por meio de determinação judicial, já acabou, e, com isso, as famílias ficaram sem energia elétrica.

“A empresa nem se manifesta quanto a isso e quem fica prejudicada é a comunidade. A  empresa ofereceu aos moradores um projeto para energia solar, mas, na verdade, não funcionou, pois era apenas experimental, então eles não terminaram a obra”, lamentou.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s