Saúde

Governo reduz em 20% rede de farmácias populares no Brasil

Governo reduz em 20% rede de farmácias populares no Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A rede credenciada de estabelecimentos do programa de farmácias populares do governo federal encolheu em 6.317 unidades desde o fim do ano passado até o começo de março deste ano. Segundo dados da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) do Ministério da Saúde, a redução representa uma queda de quase 20% no número dos estabelecimentos.

No balanço final divulgado em dezembro, existiam 34.616 unidades credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular, iniciado em 2006 e que, segundo o governo federal, beneficiou 38 milhões de pessoas em seus 10 primeiros anos de funcionamento.

A redução no número de agências ocorre dez meses depois de o ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares da Silva, afirmar que o programa tinha recursos limitados. Desde então, com mudanças de governo, o assunto ficou em suspenso. Depois de assumir a pasta, o ministro Ricardo Barros (PP-PR) afirmou em julho do ano passado que o fim do programa era boato.

Entretanto, dados mais recentes apontam que o total de unidades que compõem a rede do programa agora é de 28.299 farmácias, representando o menor número desde 2012. Ao todo, o índice é 18,2% a menos do que no fim de 2016. Os dados brutos estão disponíveis tanto no Portal de Dados Abertos do governo federal quanto no site da Sage, e foram analisados pelo Volt Data Lab, em parceria com o portal Aos Fatos. Confira:

Governo apresenta projeto de novo Hospital Metropolitano em Lauro de Freitas

Governo apresenta projeto de novo Hospital Metropolitano em Lauro de Freitas

Foto: Pedro Moraes/ GOVBA

O governo do estado apresentou, nesta quinta-feira (9), o projeto do Hospital Metropolitano em Lauro de Freitas. O evento contou com as presenças do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e de representantes dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Foi discutido durante a reunião a construção da unidade de Saúde, que contará com investimento estadual de cerca de R$ 150 milhões. O novo hospital atenderá por demanda espontânea e contará com 265 leitos, sendo 30 de UTI, e oito salas de centro cirúrgico. De acordo com Fábio Vilas-Boas, a construção da unidade hospitalar atenderá toda a região.

O secretário garantiu ainda que a licitação está sendo finalizada e a expectativa é que o hospital comece a funcionar no próximo ano. Para equipar e construir a nova unidade hospitalar, o governo do estado financiará o investimento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prosus.

O hospital vai oferecer serviços voltados para pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC). Além dos 180 leitos de enfermarias nas especialidades de clínica geral, ortopédica e cirúrgica e outros serviços como clínica cardiológica, clínica neurológica, cirurgia geral, cirurgia urológica, vascular, gástrica e neurológica.

Deputada apresenta projeto contra cursos a distância na área de saúde

Deputada apresenta projeto contra cursos a distância na área de saúde

Foto: Tácio Moreira / Metropress

A deputada Alice Portugal (PCdoB) apresentou um projeto na Câmara Federal para proibir a autorização e o reconhecimento de cursos de graduação ministrados na modalidade Educação a Distância (EaD) para a área de saúde. De acordo com a parlamentar, a formação de um profissional dessa área não poderia acontecer adequadamente sem o contato e integração com a comunidade.

“As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação da área da saúde têm em suas competências, habilidades e atitudes prerrogativas de uma formação para o trabalho em equipe de caráter multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, à luz dos princípios do SUS”, argumentou.

Intoxicação após ingestão de peixe é causa de doença misteriosa, indica estudo

Intoxicação após ingestão de peixe é causa de doença misteriosa, indica estudo

Foto: Agência Brasil

O estudo sobre a doença misteriosa, que causa fortes dores musculares e urina preta, foi concluído na Bahia e descartou a infecção por vírus ou bactérias. De acordo com os pesquisadores — os mesmos que identificaram o vírus Zika no estado — a partir de agora, os próximos casos serão tratados como suspeitas de doença de Haff. Entre dezembro de 2016 e janeiro deste ano, foram 50 ocorrências.

Amostras de fezes, urina e sangue de 15 pacientes foram coletadas e analisadas pelos especialistas. Quase 100% do grupo ingeriu os peixes Olho de Boi e Badejo e, após o estudo, os pesquisadores concluíram que houve intoxicação. Apesar do resultado, ainda não há detalhes sobre a substância que provocou os casos. Um dos pesquisadores, Antonio Bandeira, disse ao G1 que um pedaço de peixe consumido por uma paciente foi encaminhado ao Ministério da Saúde e, posteriormente, para um laboratório nos Estados Unidos.

 

Com hospital investigado por irregularidades, Sesab fala em “problemas crônicos”

Com hospital investigado por irregularidades, Sesab fala em

Foto: Reprodução/Sindsaúde-BA

Instalações elétricas antigas, falta de medicamentos e higiene precária. Esses são alguns dos problemas do Hospital Couto Maia, localizado no bairro de Monte Serrat, em Salvador, listados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que investiga irregularidades na unidade. Classificando os problemas como “crônicos”, a Secretaria de Saúde do estado (Sesab) sugeriu que grande parte das questões está ligada ao tempo de atividade do hospital: 163 anos.

A secretaria falou ainda sobre o que tem sido feito para solucionar as irregularidades e justificou, por exemplo, a presença de equipamentos enferrujados em uma unidade especializada no tratamento do tétano. “Uma grande obra de reforma da unidade foi iniciada em abril de 2016, na qual foi trocada toda a rede elétrica, substituído o telhado e iniciada a pintura de um dos Pavilhões”, informou.

“Isto fez parte de um processo redirecionamento de verbas de custeio, o que fez com que a direção optasse por empregá-la no que era essencial à atenção ao paciente, como a manutenção de equipamentos médico hospitalares”, disse sobre a situação sobre os equipamentos

Estado de saúde de nadadora atingida por árvore é bom, diz boletim médico

Estado de saúde de nadadora atingida por árvore é bom, diz boletim médico

Foto: Reprodução/ Instagram

Segundo boletim médico divulgado na quinta-feira (9), o estado de saúde da nadadora Larissa Oliveira, internada desde a última quarta-feira (8), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, é bom. A atleta passou por uma cirurgia por causa de um ferimento de 30 centímetros na coxa direita, depois de uma árvore cair sobre o seu carro durante o temporal que atingiu São Paulo na quarta-feira.

O hospital não deu previsão de alta e a equipe médica não informou ainda se ela ficará com sequelas por conta da lesão. Os médicos responsáveis pelo tratamento de Larissa são Rodrigo Novaes do Canto e Ricardo Basile.

Larissa participou da delegação brasileira que foi aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ela completou cinco provas: 100 e 200 m livres, e nos revezamentos 4×100 m medley, e 4×100 m e 4×200 m nado livre.

Salvador adere às mudanças do Ministério da Saúde no calendário de vacinação

Salvador adere às mudanças do Ministério da Saúde no calendário de vacinação

Foto: Reprodução/Secom

As unidades de saúde de Salvador já estão adaptadas conforme as mudanças estabelecidas pelo Ministério da Saúde. As alterações ampliaram o calendário básico para seis vacinas: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A.

O objetivo das mudanças é aumentar a proteção de crianças e adolescentes, uma vez que, entre adultos, a meta é manter a eliminação do sarampo e da rubéola, bem como evitar novas contaminações de caxumba e coqueluche.

“Se você amplia a oferta de vacina para uma faixa etária maior, você tem um controle de doença mais abrangente na população. São mudanças importantes no combate a essas enfermidades”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de controle de doenças imunopreveníveis. Além dessas mudanças, a vacina contra HPV também vai passar a ser disponibilizada para meninos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s