A Noticia em Primeira Mão

Comissão especial da Câmara aprova texto da reforma trabalhista

Comissão especial da Câmara aprova texto da reforma trabalhista

Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini

A comissão especial da Câmara destinada a analisar a reforma trabalhista aprovou nesta terça-feira (25) o parecer do relator Rogério Marinho (PSDB-RN). O texto base foi aprovado com 27 votos a favor e 10 contra. O projeto foi encaminhado ao Legislativo pelo governo Temer e propõe uma reformulação nas regras trabalhistas.

Por causa do início da ordem do dia na Câmara, a sessão foi encerrada sem analisar os 24 destaques apresentados pelos membros do colegiado. Esses pedidos de alteração perdem o efeito e precisarão ser novamente apresentados no plenário, onde serão analisados após a votação do texto base, caso ele seja aprovado.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), espera começar a votar a reforma ainda nesta quarta (26), concluindo o processo até a quinta (27). A reforma permite acordo entre empresários e representantes dos trabalhadores em alguns pontos, passando a ter força de lei. O relator, porém, incluiu diversas mudanças.

O texto vai agora para o plenário da Câmara e precisa de 151 dos 300 votos para ser aprovado.

900 adolescentes são beneficiados em três anos do Projeto Jovem Aprendiz

900 adolescentes são beneficiados em três anos do Projeto Jovem Aprendiz

Foto: Valter Pontes/ Secom

O projeto Jovem Aprendiz Empreendedor já beneficiou 900 adolescentes desde que entrou em atividade em Salvador, há três anos. A iniciativa, que tem como intuito encaminhar os participantes para o mercado de trabalho, oferecendo a eles capacitações teóricas e práticas, é fruto de um convênio entre o Parque Social, organização sem fins lucrativos, e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge).

A última seleção para o programa ocorreu em dezembro de 2016. Na época, 1.500 jovens fizeram inscrição online e passaram por uma seleção da triagem de documentação, processo seletivo de dinâmica e entrevista psicossocial com os educadores do projeto. Do total, 300 candidatos foram contratados pelo Parque Social este ano e passaram por uma formação teórica intensiva, que começou em fevereiro.

Os jovens foram preparados para atuarem como aprendizes na função de Auxiliar Administrativo, em 28 órgãos da administração direta e indireta municipal.

O vínculo

Os adolescentes têm a carteira assinada por tempo determinado de 16 meses. Além disso, recebem meio salário mínimo, além de SalvadorCard, fardamento, crachá e material didático.

Critérios

O jovem que tiver interesse em participar do Jovem Aprendiz Empreendedor deve ter até 22 anos e seis meses, ser oriundo de escola pública, não pode ter perdido ano escolar, nem ficado em dependência de matérias. Só são permitidos jovens com escolaridade a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.

Evento promovido pela secretaria do Trabalho oferece orientações a trabalhadores domésticos

Evento promovido pela secretaria do Trabalho oferece orientações a trabalhadores domésticos

Foto: Agência Brasil

Para oferecer orientações previdenciárias, sindicais, trabalhistas e judiciárias aos trabalhadores domésticos, será realizada a 8ª Semana de Valorização do Trabalhador Doméstico. O evento, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Agenda Bahia do Trabalho Decente, acontece desta quinta-feira (27) até sábado (29), no 1º piso do Shopping Center Lapa, em Salvador, das 9h às 20h.

No local, haverá a intermediação e cadastramento de mão de obra, emissão de carteira de trabalho, além de orientações para os trabalhadores. O evento vai também oferecer palestras e informações sobre violência contra a mulher, autonomia e empoderamento, além de atividades culturais e artísticas.

A abertura do evento contará com a presença da secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro, o Superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação da Bahia, Ney Campello e outras autoridades.

Índios protestam no Congresso Nacional e pedem demarcação de terras; quatro foram presos

Índios protestam no Congresso Nacional e pedem demarcação de terras; quatro foram presos

Foto: Reprodução/Twitter/ApibOficial

Cerca de três mil índios e descendentes indígenas protestaram nesta terça-feira (25) em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Durante a manifestação, quatro pessoas foram presas pela polícia legislativa. No protesto, os índios jogaram lanças e protestaram com caixões pretos jogados às margens do espelho d”água do Congresso.

Os manifestantes pedem a demarcação de terras e criticam as medidas do governo que favorecem ruralistas. O ato faz parte da programação do “Acampamento Terra Livre”, que reúne uma série de ações reivindicando direitos indígenas com cerca de 1.500 lideranças de todo o país.

Indígenas no Congresso Nacional! Agora, os mais de 3 mil que marcham colocam caixões no espelho d’água do Congresso

Ver imagem no Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s