GIRO DE NOTICIAS DA BAHIA CAPITAL E INTERIOR

Rui se reúne com prefeitos baianos para formalizar consórcio de manutenção de estradas

Rui se reúne com prefeitos baianos para formalizar consórcio de manutenção de estradas

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

O governador do estado, Rui Costa (PT), vai se reunir nesta quarta-feira (24), às 9h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), com 84 prefeitos para que eles assinem contrato com o governo baiano para formação de Consórcios Públicos de Infraestrutura da Bahia – Consórcio Multifinalitário. Segundo o governo, os consórcios pretendem executar serviços de manutenção de estradas em mais de 3 mil km de extensão, abrangendo mais de 110 municípios baianos, por meio de parcerias entre o Estado e os municípios.

No total, são 10 consórcios, dos quais dois já tiveram os contratos assinados – Portal do Sertão e Vale do Jiquiriça. Os oito que assinarão contratos nesta quarta-feira são: Mata Atlântica, Chapada Forte, Território do Sisal, Território do São Francisco, Municípios do Oeste da Bahia, Alto Sertão, Bacia do Jacuípe e Território de Irecê.

Presidente do PT na Bahia provoca ACM Neto: “Não está cuidando bem de Salvador”

Presidente do PT na Bahia provoca ACM Neto: 'Não está cuidando bem de Salvador'

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Reeleito presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, afirmou na manhã desta terça-feira (23), em entrevista à Rádio Metrópole, que tem pesquisas internas dentro do próprio partido que desmentem uma possível liderança do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na disputa pelo governo do estado em 2018.

“O povo diz assim: “o governador de Salvador vai disputar contra o governador da Bahia?” É policlínica, recursos, muita coisa feita por Rui Costa no interior, mas também é um debate pontual, muita coisa está acontecendo na política, tem gente citada na Lava Jato. Uma hora o candidato da oposição é o prefeito de Salvador, outra é o ex-prefeito de Mata de São João [o deputado federal João Gualberto]. O papel de ACM Neto é cuidar de Salvador e não está cuidando bem, principalmente na época das chuvas. Diz que é a favor do povo pobre, mas vota a favor da reforma da Previdência”, criticou o petista.

Avanço do mar faz Mucuri decretar situação de emergência

Avanço do mar faz Mucuri decretar situação de emergência

Foto: Athylla Borboema/Teixeira News

Localizado no extremo sul do estado, o município de Mucuri decretou emergência devido a erosão marítima. A situação foi reconhecida pela Defesa Civil do estado, na última sexta-feira (19). Desde 2008, a cidade sofre com o avanço do mar, responsável pela destruição de boa parte da orla.

Agora, o governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, precisa reconhecer também o estado de emergência para que a cidade receba suporte.

“O avanço do mar é sobre pousadas e residências, barracas de praia são derrubadas. Até ruas foram engolidas pela erosão. Isso traz prejuízos para a região. A situação se agrava nessa época de inverno”, disse o assessor jurídico da prefeitura de Mucuri, Robson Carlos Pereira Silva.

Ângelo Coronel comemora mudanças na AL-BA após três meses na presidência

Ângelo Coronel comemora mudanças na AL-BA após três meses na presidência

Foto: Tácio Moreira /Metropress

Depois que deu fim a um ciclo de cinco mandatos consecutivos do deputado Marcelo Nilo (PSL), Ângelo Coronel (PSD) comemora as mudanças na Assembleia Legislativa da Bahia, após ter assumido a presidência há pouco mais de três meses. Em entrevista á Rádio Metrópole, nesta terça-feira (23), Coronel demonstrou satisfação e fez um balanço positivo.

“Dizem que o poder só é ruim se você está fora dele. Eu seria hipócrita se dissesse que não estou gostando. Eu vejo que estamos tendo estímulos de aprovação positiva. A gente abre o gabinete para atender a todos, não tem distinção. Hoje, todos os colegas, até os que não compraram a ideia de nossa candidatura, são os que mais elogiam nossa postura. Isso deixa a gente com o ego massageado. Hoje não existem mais decisões monocráticas, ouço a todos. A mesa diretora hoje opina, tudo hoje são decisões colegiadas, não são decisões unilaterais”, falou o presidente da ALBA, destacando as ações implantadas.

“A reeleição foi uma das nossas propostas de campanha e foi aprovada por unanimidade, qualquer outro deputado pode pleitear ser presidente. Isso foi um grande marco da nossa gestão em 3 meses e meio. Fizemos cortes, hoje não precisamos pensar em suplementação. Fizemos alguns incrementos para servidores efetivos, reduzimos conta de energia, de água, de papel. Hoje o diário oficial é todo eletrônico, reduzimos o consumo interno da casa, papel hoje na casa quase não existe”

Ângelo Coronel destacou também o trabalho de gestão independente que vem fazendo dentro da Assembleia. “Quando nós assumimos a candidatura para presidente, eu disse que iria tornar o parlamento independente. Qualquer parlamento tem que ser independente. Nós implantamos a independência na primeira semana que assumimos. Todo executivo quer um parlamento mais ligado umbilicalmente. Se o governador Rui Costa tem ressalvas contra esse nosso posicionamento, nunca me falou nada”, disse.

Eleições 2018: “Otto Alencar é o meu pré-candidato ao governo”, declara Coronel

Eleições 2018: 'Otto Alencar é o meu pré-candidato ao governo', declara Coronel

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Durante entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), falou sobre as eleições de 2018 e negou ter interesse em outros cargos depois do fim de seu mandato na Casa. “Eu pretendo me afastar da vida pública”, disse.

Apesar de ressaltar a aliança com o governador Rui Costa (PT), Coronel defendeu “posicionamentos divergentes” no partido. “Meu pré-candidato ao governo é [o senador] Otto Alencar. Não é porque eu sou da base de Rui que vou escolher ele”, declarou.

“Acho que todo partido tem o direito de, dentro do seu seio, da sua corporação, ter voz divergente. Evidente que, se lá na frente, o partido achar que deve marchar com o governador Rui Costa, não serei oposição a isso, seguirei o partido”, finalizou.

Coronel brinca com “traição” de Wagner: “Não ficou mágoa”

Coronel brinca com “traição” de Wagner: “Não ficou mágoa”

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel (PSD) lembrou a corrida pela chefia da Casa em entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (23). Na época, quando disputou com o então presidente Marcelo Nilo (PSL), Coronel não teve o apoio do ex-governador Jaques Wagner (PT).

“Wagner trabalhou contra mim, pediu voto para Marcelo Nilo. Toda vez que encontro com ele falo brincando que ele me traiu. Mas não ficou mágoa, Wagner é meu amigo. E o governador [Rui Costa] ficou neutro”, disse.

“Marcelo Nilo foi ingrato com o governador”, declara presidente da AL-BA

'Marcelo Nilo foi ingrato com o governador', declara presidente da AL-BA

Foto: Tácio Moreira/Metropress

O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), foi lembrado pelo atual chefe da Casa Angelo Coronel (PSD), na manhã desta terça-feira (22), durante entrevista à Rádio Metrópole.

Na avaliação de Coronel, que quebrou o reinado de 10 anos de Nilo, o homem de Antas não agiu corretamente com o governador Rui Costa (PT). “Acho que Marcelo Nilo foi ingrato com o governador. Porque Rui ficou independente no processo”, opinou ao ser questionado sobre as eleições no início do ano.

“Nilo contava ainda que, dentro do PSD, haveria duas traições. Ele provou do veneno dobrado e eu que tirei dois votos do partido dele. Os votos dos deputados Alan Castro e Manassés”, concluiu.

Litoral baiano deve ter ondas de até 3 metros, alerta Marinha

Litoral baiano deve ter ondas de até 3 metros, alerta Marinha

Foto: Agência Brasil

O litoral baiano deve ter ondas de até três metros devido ao mau tempo esta semana. O alerta foi emitido pela Marinha do Brasil na noite da última segunda-feira (22).

De acordo com informações do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), os dados são referentes a área entre Caravelas, no sul do estado, e Salvador.

Ainda segundo a Marinha, há aviso de ressaca entre Ilhéus e Maceió, em Alagoas. Nesta área, a previsão é de ondas de até 2,5 metros.

Governo do Estado nomeia 35 peritos aprovados em concurso

O Governo do Estado vai nomear mais 35 peritos (25 médicos-legais e 10 odonto-legais) aprovados em concurso público. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa por meio do Twitter (@costa_rui), na tarde desta segunda-feira (22). “Com isso, fechamos as nomeações de todos candidatos aprovados no curso de formação. Esforço feito para atender ao interior do estado”, comentou Rui.
O decreto com a relação dos candidatos será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (23). O impacto financeiro com estas nomeações será de R$ 6,2 milhões anuais. Os 35 peritos vão atuar no interior baiano e somar-se a outros 86 já nomeados pelo mesmo edital de 2014 para compor o quadro de servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Com este decreto, o Governo alcança o número de 121 peritos nomeados (38 criminalísticos, 56 médicos-legais, 10 odonto-legais e 17 técnicos de polícia).

PM de Gandu inicia ciclos de Cursos Profissionalizantes para a comunidade Ganduense e Região.

A Polícia Militar de Gandu, Sexagésima Companhia Independente, iniciou na noite desta Segunda Feira, o primeiro ciclo de Cursos Profissionalizantes de caráter integralmente gratuito, destinado a comunidade ganduense e de cidades circunvizinhas. O Projeto é mais uma iniciativa que se embute no mais novo paradigma da Polícia Militar da Bahia, que é fortalecer “Corrente do bem” constituída entre a PM X Comunidade.

Segundo a assessoria do Major PM Rodrigues de Castro, Comandante da Unidade, o Curso conta com a participação de Oficiais e Praças da 60 CIPM/Gandu; De profissionais de trabalhos reconhecidos pela comunidade estando sob a Coordenação de Bruna Emanuela, Gila e da Subtenente Suzakati.

Diversas áreas foram estabelecidas para a promover a profissionalização e/ou aperfeiçoamento de profissionais, entre estes, iniciou-se nesta Segunda Feira, o Curso de Salão de Beleza que conta com um número limitado de 12 aprendizes. O Curso esta acontecendo no período noturno no Estabelecimento “Curso Profissionalizante Qualifica localizado no Centro de Gandu e conta com a participação do Instrutor e Cabeleireiro Sr., Elidone, conhecido pela clientela como Done.

Já nesta terça feira no período noturno, 23, A Policia Militar de Gandu, também iniciará o curso de – manicure – com aproximadamente 20 alunas. O Curso tem previsão para acontecer no Colégio Wilson Lins tendo início as 19:00 horas enquanto que, ainda nesta semana, se vislumbra a iniciação do Curso de “Agente Administrativo” que deverá também contar com um número de vagas limitadas de 20 alunos, tendo como Professor, o policial militar Murilo Guimarães, Bacharel em Administração e Pós Graduado em Projetos de Cidade.

Disse finalmente o Major PM Rodrigues de Castro, que encontra-se em andamento a constituição de novos cursos a exemplo de Corte e Costura; Culinária e Informática. O retardamento destes cursos se dá em virtude da aquisição de materiais necessários para o início. Acrescentou ainda, que o objetivo da promoção destes Cursos pela Instituição Policial Militar, busca profissionalizar e/ou aperfeiçoar os jovens de nosso município e Região, potencializando as oportunidades no Mercado de Trabalho.

Eduardo Magalhães: Dono de carroça é preso após animal desfalecer por não suportar carga

Um homem foi detido por maus tratos a um animal em Luís Eduardo Magalhães, extremo oeste baiano. O acusado continua detido nesta terça-feira (23) e deve ser liberado após assinar um TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência], em que se compromete a passar o cavalo aos cuidados de uma ONG de proteção e defesa animal. Segundo a delegacia da cidade, o cavalo fraturou uma pata e caiu ao não suportar o peso da carroça que transportava madeira. O fato ocorreu no domingo (21) no cruzamento de duas avenidas no centro da cidade. Populares chegaram a levantar o cavalo. Depois, policiais civis encontraram o dono que foi levado algemado à delegacia. Ainda segundo a Polícia Civil, tanto o cavalo ferido como outro animal usado para carga pelo acusado vão ser direcionados à ONG.

Ubatã: Embasa irá paralisar fornecimento de água na próxima quinta-feira (25) e sexta-feira (26)

Estação de Tratamento de Água de Ubatã
Foto: Site Notícias de Ubatã
O escritório local da Embasa de Ubatã, gerenciado por José Renildo Xavier dos Santos, informou na manhã desta segunda-feira (22), que estará paralisando o fornecimento de água na próxima quinta-feira (25) e sexta-feira (26).
A paralisação se dará em virtude da necessidade de efetuar reparos em um dos equipamentos da Estação de Tratamento de Água. Em tempo, Renildo se coloca à disposição da comunidade para o esclarecimento de quaisquer dúvidas. Contato: (73) 3245-1266 / (73) 98834-9606.

Fórum de Camaçari é arrombado e computadores são roubados

|

O Fórum Clemente Mariani, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi arrombado por criminosos na madrugada desta segunda-feira (22). Segundo a Polícia Civil, alguns computadores foram roubados. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que administra o fórum, apesar do arrombamento, a população foi atendida normalmente nesta segunda.
Segundo a delegada Taís Siqueira, titular da Delegacia de Camaçari, o crime foi descoberto depois que funcionários do fórum chegaram para trabalhar no início da manhã. O TJ informou que os criminosos entraram pelo salão reservado ao júri e reviraram a sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Conforme a delegada Taís Siqueira, uma perícia foi realizada no local durante a manhã desta segunda-feira e irá ajudar a esclarecer o ocorrido. De acordo com a delegada, ninguém foi preso e ainda não há informações sobre a autoria do crime. G1 Bahia

Brumado: A pedido do MP, prefeitura exonera servidores por nepotismo

|

Brumado: A pedido do MP, prefeitura exonera servidores por nepotismo
A Prefeitura Municipal de Brumado exonerou 12 servidores na última sexta-feira (19), a partir de uma recomendação do Ministério Público da Bahia para coibir nepotismo na cidade. Outros dois servidores continuam trabalhando, mas foram afastados de funções de confiança que ocupavam. A recomendação foi expedida no último dia 9 pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, recomendou. Ele pediu que o prefeito anulasse as contratações de Rodrigo Cunha de Vasconcelos e de Fabrícia Pinchemel Amorim Castro, bem como de todos os agentes públicos que fossem cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargos de confiança ou de função gratificada na administração pública municipal. O MP recomendou ainda que se evite a formação de novos contratos, designações ou nomeações que não atendam às restrições.(Bahia Notícias)

23
MAI
2017

Esmeralda gigante de 360 kg é achada no norte da Bahia

|

Uma esmeralda gigante, que pesa 360 kg e tem 1,3 metros de altura, foi encontrada há 25 dias na Mina da Carnaíba, no município de Pindobaçu, norte do estado. A região é conhecida pela exploração do mineral. Esta é a segunda pedra de grande porte encontrada na região. A primeira, achada em 2001, tinha 20 kg a mais e foi avaliada em cerca de R$ 1 bilhão. A pedra foi localizada a 200 metros de profundidade pela Cooperativa Mineral da Bahia, que tem autorização para explorar a área, e vendida a um minerador da região. Por motivos de segurança, o dono da pedra bruta não quis dar entrevista e nem informou quanto pagou pela esmeralda. O advogado dele, Márcio Jandir, disse que o cliente já providenciou documentação para legalizar a propriedade da pedra adquirida por ele. “Nós já fizemos toda a emissão do certificado de origem, exigência do DNPM [Departamento Nacional de Produção Mineral]. O documento já foi emitido. Hoje o proprietário da pedra está autorizado a transitar com ela em território nacional e, obviamente, ele almeja fazer exposições com a pedra e apresentar em museus e bibliotecas”, disse o advogado. A esmeralda Bahia, encontrada em 2001, foi levada para os Estados Unidos ilegalmente e, durante vários anos, foi motivo de uma disputa judicial entre o governo brasileiro e o americano. Até que, em 2015, foi decidido que a pedra ficaria nos Estados Unidos. *Informações do G1

Ubatã: Vereador Gabriel solicita microônibus para transporte de pacientes para Itabuna

|

O vereador Gabriel Nascif, solicitou por meio de um Requerimento, que a Prefeitura Municipal de Ubatã, estivesse adquirindo um micro ônibus para os pacientes que diariamente realizam exames no município de Itabuna. O pedido foi feito em uma sessão realizada na última quinta-feira (18), onde o Edil destacou a grande necessidade de um novo veículo para a comunidade, que hoje conta apenas com uma Van Topic para o transporte de pacientes de Hemodiálise.

(Imagem/Ilustrativa)

Em seu relato o vereador afirmou que muitos ubatenses tem deixado de realizar suas consultas já marcadas, por falta de recurso para se deslocarem. Ainda de acordo o Edil fica evidente que o número de exames aumentou sensivelmente durante a gestão atual, porém o transporte dos pacientes ainda precisa ser melhorado.

“A maioria dos municípios já possuem um micro ônibus que realiza diariamente o transporte de pacientes que passam por diversos tipos de exames, no entanto em nosso município há uma carência em relação a essa grande necessidade”. Afirma  Gabriel Nascif. (Notícias de Ubatã)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s